Espaço para desvanecer a cada instante. Aqui se encontram textos, imagens e gráficos de vários autores. Sempre precisei colecionar o que eu chamo de figurinhas mágicas. São cartas que abrem novos horizontes e paisagens. Então, boa viagem ;)

sexta-feira, 10 de abril de 2009

EPIFANIA (sensação) - Wikipédia 11/04/2009

Epifania é uma súbita sensação de realização ou compreensão da essência ou do significado de algo. O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém "encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa" do problema. O termo é aplicado quando um pensamento inspirado e iluminante acontece, que parece ser divino em natureza (este é o uso em língua inglesa, principalmente, como na expressão I just had an epiphany, o que indica que ocorreu um pensamento, naquele instante, que foi considerado único e inspirador, de uma natureza quase sobrenatural).

Epifania também possui o significado de manifestação ou aparição divina. Diversos personagens históricos, na maioria líderes religiosos, filósofos, cientistas, místicos, escritores, teriam tido experiências epifânicas, dentre eles:

* Buda
* Moisés
* Arquimedes (com o célebre grito "eureka", epifania que lhe permitiu formular a lei do empuxo)
* Maomé
* Jacob Boehme
* Friedrich August Kekulé (que descobriu a geometria da molécula de benzeno, ao sonhar com uma cobra engolindo o próprio rabo)
* James Joyce

Este conceito não deve ser confundido com a festa religiosa cristã denominada Epifania do Senhor, que celebra a assunção humana de Jesus Cristo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Epifania_(sensa%C3%A7%C3%A3o)

2 comentários:

  1. Epifania .. aprendi como sendo a roda da vida ... o termino de um ciclo .. que recomeça ad aternum ...

    ResponderExcluir
  2. legal, curti a definição, quero começar a trabalhar com um solo. Servirá de pesquisa essa definição. Adorei. abraços. Yiuki

    ResponderExcluir

Seguidores

Archivo del blog