Espaço para desvanecer a cada instante. Aqui se encontram textos, imagens e gráficos de vários autores. Sempre precisei colecionar o que eu chamo de figurinhas mágicas. São cartas que abrem novos horizontes e paisagens. Então, boa viagem ;)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dentinhos, dor nas costas, elogios, dormir a noite inteira.

DEIXO POSTADO DICAS DE COMO CUIDAR DE CRIANÇAS QUE A MINHA AMIGA PATY COMPARTILHOU COMIGO. APRENDO MUITO LENDO ESSAS DICAS.

Dentinhos.

Se não estiver frio por aí, ajuda deixar um pedaço de maça, manga ou pera no congelador por 10 ou 15 minutos e dar pra ela, como mordedor.
A intenção não é alimentá-la , neste caso, e sim que a temperatura geladinha amortece a gengiva dolorida e causa um conforto natural. Nunca usei dessas pomadas tipo BabyDent pois me disseram que antecipa desrespeitosamente  o processo natural da chegada do dente.

Dor nas costas.

Puxa, o que posso dizer?
Que a dor vai mudando de lugar. Quando o bebê é menor, doi mais em cima, perto da cervival. Conforme vai crescendo, a dor vai descendo, até que chega perto da bacia , que é onde está a minha. Com esse frio, tirei o Bernardo do banho quente e não queria que ele encostasse no chão gelado e ganhei esta dor gostosa, que me deixa meio torta e tendo que dar explicações a todos que me cercam.
Quando tiver gente por perto, peça pra que te alcance o bebê, assim, na cara dura!
Na medida do possível, pegue ela no colo o mínimo e preste atenção na postura de sua coluna ao amamentar, mesmo que pra isso, fique cercada de apoios, almofadas, o que for necessário, pois precisamos de você bem boa, mamãe. 

Como elogiar.

Você fez muito bem em elogiar a proesa do bebê sair sozinho do bebê conforto!
Sempre que elogiar, procure elogiar a tarefa e não a criança.
Por exemplo : "Muito bem Marina, você fez um bom trabalho saindo sainha do bebê conforto!"
Ou seja, evite dizer : "você é linda, ou você é inteligente, ou você é demais!"
E quando precisar chamar a atenção, evite falar o nome dela. 
"Menina, fique tranquila, a mamãe já está chegando." ou invéz de "Marina, não chore!"
Perceba também que para chamar a atenção o comando se inspira no que ela deve fazer e não, no que ela não deve fazer.
Use o nome Marina para os elogios e boas notícias.
Assim, logo logo teremos uma princesinha que gosta do nome que tem.

Acorda a noite.

Ela acorda as 00, 03 e 06:30 por que?
a) Com fome? amamente ela as 19h, as 21h e as 23h30 , que é o que Tracy chama de enchendo o tanque. Mesmo que ela esteja dormindo neste horário, coloque ela no seio, se não acordar tudo bem, mas estimule pra que a boquinha trabalhe sugando o leite.

Amamentar após as 24h é dar um tiro no pé, pois você estará dando o reforço negativo de fragmentação da noite.
b) Com desconforto de  xixi na fralda? Use a melhor fralda que você tiver na troca proxima das 19h e passe pomada em abundância pois a proxima troca será apenas apos as 5h da madrugada (mesmo que tenha cocô), quando ela acordar.

Acontece que uma troca de fralda entre as 19h e 5h pode ser muito estímulo pra ela, o que não permite que absorva a idéia de que é de noite e que devemos apenas dormir. Evitemos nestes horário também estimulos de luz acesa, barulho e formas mentais tumultuadas (que o bebê capta rapidinho e fica arisco).

No último banho do dia, eu sempre dava as 18h15 antes da mamada das 19h, misture na água da banheira um pouco de chá de camomila, que é calmante pelo aroma e pelo contato com a pele. Este banho, deve ser morninho, que já vai relaxando e a criança já vai entendendo que está entrando no ciclo noturno.

Patricia Muller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Archivo del blog