Espaço para desvanecer a cada instante. Aqui se encontram textos, imagens e gráficos de vários autores. Sempre precisei colecionar o que eu chamo de figurinhas mágicas. São cartas que abrem novos horizontes e paisagens. Então, boa viagem ;)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Sobre a relação eu/outro

Vygotski (1986, p.82) esclarece que:

“Temos consciência de nós mesmos porque nós a temos dos demais e pelo mesmo procedimento através do qual conhecemos os demais, porque nós mesmo em relação a nós mesmos somos os mesmos que os demais em relação a nós. Tenho consciência de mim mesmo somente na medida em que para mim sou outro […]”

Nessa perspectiva, o encontro permanente é incessante com o outro possibilita reconhecer a pluralidade do que se é e do que se pode vir a ser (sobre a temática alteridade cf. ZANELLA, 2004a).

Texto acima retirado do artigo da psicóloga Andréa Vieira Zanella: Sobre olhos, olhares e seu processo de (re)produção. In: Lúcia Helena Correa Lenzi; Sílvia Zanatta Da Ros; Ana Maria Alves de Souza; Marise Matos Gonçalves. (Org.). Imagem: intervenção e pesquisa. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006, v. , p. 139-150.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Archivo del blog