Espaço para desvanecer a cada instante. Aqui se encontram textos, imagens e gráficos de vários autores. Sempre precisei colecionar o que eu chamo de figurinhas mágicas. São cartas que abrem novos horizontes e paisagens. Então, boa viagem ;)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA – Yiuki Doi

Para fazer essa respiração natural precisamos entender sobre uma parte do nosso corpo chamada bacia. Esse nome popular não é acaso e por meio dela podemos compreender que ela serve para  acomodar os nossos órgãos internos, coluna vertebral e todo o peso do membro superior. Parece simples, mas não é, pois precisa de consciência corporal. Segue alguns passos para quem já possui um trabalho corporal:

  • Precisamos ficar em pé alinhado: Os pés na largura da bacia alinhado com o quadril e os ombros.
  • Precisamos sentir bem o peso do corpo nos pés. O peso não pode concentrar nem nos dedos, nem nos calcanhares, deve ser distribuídos pelo pé inteiro.
  • Deve-se relaxar os órgãos internos como se fosse um liquido dentro da bacia.
  • Agora precisamos entender outra coisa: Como a coluna vertebral é encaixada na bacia. Simplificando eu costumo explicar que é como uma agulha que deve ficar em pé equilibrado no meio da bacia.

    A56-2_L_coluna-classica-flexivel-com-costelas-e-cabecas-de-femur A794_L_bonelike-coluna-vertebral
  • Cada um de nós possuí coluna diferente com desvios particulares. Então cada pessoa precisa encontrar o angulo que encaixe bem a sua coluna na bacia. A idéia é não forçar, nem amassar nenhuma das articulações. Imaginar espaço e ar entre nas articulações ajudam a encontrar o angulo correto.

coluna

pontos de forças coluna

  • O acomodamento é gostoso e até conseguimos sentir o sacro empurrando para os lados o quadril e a bacia.

sacro bacia

  • Bom, sabendo acomodar tranquilamente os órgãos internos e a coluna na bacia, isso abre espaço para que o diafragma expanda e recolha naturalmente. Não precisamos esforçar para fazer esta respiração, pois ela é natural. Veja como funciona isso:

SOLUO_~1

diafragma

  • O que eu descobri é que não precisa forçar, simplesmente relaxar e encaixar a coluna abrindo espaço para o diafragma. Fazendo isso teremos essa respiração. Uma boa postura e uma consciência corporal dos músculos e dos órgãos internos fazem com que respiremos bem.
  • Descobrir que a respiração natural muda quando estamos deitados é um exercício interessante também.
  • Não tenho referencia teórica, tudo é intuitivo e aprendi fazendo aula de dança contemporânea.

PS: Coincidentemente um dia depois de postar esse assunto, uma amiga me convidou para fazer aula de Técnica de Respiração com Wilson no CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE KI de Curitiba. A aula é excelente. Acho que melhora a qualidade de vida de qualquer pessoa. Aprendi coisas novas lá que conhecido meu da dança contemporânea tinha me esclarecido, quem se interessar segue o endereço e o contato:

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE KI
Rua 7 de abril, 830, 2° andar - Alto da XV - Curitiba - PR - Tel: (41) 3263 1217

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Archivo del blog